Translate

sábado, janeiro 24, 2015

Os Processos do Sono

Os Processos do Sono

O primeiro aspecto que a psicologia descobriu em relação ao sono é que existem dois tipo de sono: NREM ( No Rapid Eye Movements) e REM (Rapid Eye Movements). A diferença encontra-se na observação de tal ato. Durante o sono
REM observa-se uma variação no Sistema Nervoso Autônomo, a respiração e o ritmo cardíaco ficam irregulares e mais rápidos, a pressão arterial fica mais elevada e há um aumento na produção de hormônios supra-renais. Dentro do sono REM, nos meninos e nas meninas ocorre a ereção. Tais pesquisas são medidas através de um estudo feito em laboratório chamado eletroencefalograma, na qual mede as ondas cerebrais.
No sono REM há quatro estágios, onde cada um é caracterizado por um padrão de ondas cerebrais. O primeiro é chamado de sono leve, com duração de alguns minutos e é o inicio do sono, o indivíduo nesse estágio pode, dependendo do individuo, pode dar início aos sonhos; já o segundo estágio denominado de sono intermediário, onde há um relaxamento maior, podem ocorrer experiências sensoriais, alucinações, exemplo disso é quando temos a sensação de que estamos caindo; o estágio de sono profundo, assim chamado o terceiro, é caracterizado por tornar o individuo insensível aos sons e já oferece resistência ao acordar. O quarto e ultimo estágio chamado de sono mais profundo, há uma “total entrega”, um relaxamento total, no que diz respeito ao individuo; é o mais profundo desligamento do mundo exterior, nesta fase pode haver irregularidades como o sonambulismo.
O sonho é também chamado de onírico, tal conteúdo é fundamental para a psicanálise, pois é através dele que é feito grande parte da interpretação do “conflito” que o paciente traz para a terapia. Através da descoberta de Freud, de que os sonhos têm conteúdos fundamentais para análise de um paciente, tiramos por concluir de que, é através do mesmo que podemos gozar pelos nossos verdadeiros prazeres, fugir de uma sociedade que censura e dita regras, tanto de caráter e conduta, é nele e através dele que podemos de fato vivenciar o que realmente gostaríamos de viver.
Chama-se de sonho manifesto, a experiência consciente durante o sono, que a pessoa pode ou não recordar depois do despertar. Os conteúdos de latente do sonho é aquilo que ameaçam acordar a pessoa. As operações mentais inconscientes que existem por meio das quais o conteúdo latente do sonho se transforma em sonho manifesto, e chamamos de elaboração do sonho. Sintetizando, porém, a teoria dos sonhos da seguinte maneira, a experiência subjetiva que aparece na consciência durante o sono e que, após o despertar, chamamos de sonho são apenas resultados finais de atividades mentais inconscientes que ocorrem durante esse período fisiológico que por sua natureza ou intensidade ameaça interferir no próprio sono.
fonte:https://psicologado.com/abordagens/psicanalise/os-sonhos-como-manifestacao-de-desejos-inconscientes

Um comentário:

  1. Olá meu parceiro!!
    Que bom que você criou esse espaço.
    Te desejo muita sorte em sua mais nova caminhada.
    Sabe que pode contar comigo pra divulgarmos esse maravilhoso espaço e quem sabe até fazermos uma parceria.
    O BLOG DO PARCEIRO esteve aqui em 24/jan/15, às 15h29min

    http://josenidelima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir