Translate

quinta-feira, abril 02, 2015

A tradição do pão de côco no Ceará

Publicado aqui dia 02 de Abril de 2015 as 17:50
Fonte:http://jornalnacional.globo.com



No Ceará, o costume da Semana Santa também leva às mesas um item indispensável. E não é de chocolate.

É um hábito cearense que se reflete num dos principais símbolos da Páscoa. O pão, com massa misturada ao côco ralado, está nas mesas e na troca de presentes.

"Faz sempre uma cestinha e coloca o vinho, o pão de côco, o chocolate", conta a culinarista Nilca Correa Cabral.

"Enquanto tão falando na Semana Santa já tô procurando o pão de côco", diz o aposentado Francisco Cabral.

Na Semana Santa o pão de côco se torna o principal produto das padarias do Ceará. Em uma delas, 200 quilos são feitos num único dia: quase o dobro da quantidade de pão francês.

Quem é de fora acaba conhecendo o produto.

"Acho que, sendo do Ceará, deve ser espetacular. Vou experimentar o pão de côco", comenta e engenheiro Eduardo Coelho Rocha.

"As pessoas oferecem para seus funcionários, oferecem para pessoas carentes, então é até como uma forma de substituir o ovo de páscoa", lembra o dono de padaria Eduardo Aragão.

Com tanta procura uma fábrica que, no resto do ano, produz 300 pães de côco por semana, agora, faz até cinco mil por dia. Para dar conta é preciso diminuir a produção de salgadinhos e de outros tipos de pães.

"Remanejam o pessoal, tirando de uma produção, botando para outra; que é para acompanhar a demanda do pão de côco", explica o gerente de produção Antônio Almeida.

Na família Mourão comer o pão de côco é quase um ritual. Esta vai ser a segunda páscoa de Sophia, a caçula da família, que já está aprendendo a dividir o pão e a tradição.



"Ele nos remete à Santa Ceia e o brasileiro, em espacial o cearense, muito inteligente, pegou um fruto típico do Ceará, um fruto típico do Nordeste, que é o côco, e adequou à nossa realidade”, conta a estudante Adriana Grion.

Nenhum comentário:

Postar um comentário