Translate

terça-feira, janeiro 27, 2015

Xuxa pede orações à sua mãe

Xuxa pede orações à sua mãe: "Não anda e fala muito pouco" 


BRASIL - Xuxa usou as redes sociais para parabenizar a mãe, dona Alda, pelos seus 78 anos. Na tarde desta segunda-feira (26), a apresentadora, que continua com seu futuro indefinido na TV, publicou uma foto na qual aparece ao lado da progenitora. "Parabéns para a guerreira e mãe mais cheirosa do mundo... Te amo, te amo, te amo!", escreveu na legenda da imagem.

No domingo (25), Xuxa já havia dado início às homenagens à mãe, com outra foto. "Amanhã, dia 26 de janeiro, minha Aldinha vai fazer 78 anos. Poderia pedir que vocês rezem por ela? Seria o mais lindo presente que ela pode receber... obrigada a todos desde já". Um seguidor comentou: "Como ela está, Xuxa? Rezo por ela todos os dias". A rainha dos baixinhos respondeu: "Obrigada! Tá igual... Não anda e fala muito pouco... Mas sorri".

Dona Alda teve dois AVCs (acidentes vasculares cerebrais) em 2014. Ela sofre de Mal de Parkinson, doença neurológica e degenerativa em estágio avançado. Apesar disso, em outubro do ano passado seu quadro apresentou melhora e ela voltou a reconhecer algumas pessoas. Desde que recebeu alta hospitalar, em agosto, dona Alda tem morado na casa de Xuxa, no Rio de Janeiro. Na residência, ela segue o tratamento com aparato de médicos e enfermeiros. Carismática, a matriarca já estaria inclusive fazendo com brincadeiras com a equipe que cuida dela e com empregados da casa da filha.

Record não sabe se contrata Xuxa ou Adriane Galisteu

Desde que a não renovação de contrato de Xuxa com a Globo foi noticiada, ainda não há uma definição oficial sobre o futuro da apresentadora, apenas especulações. Ela estaria cotada para ir para a Record para comandar um programa no estilo do que Ellen DeGeneres apresenta na TV norte-americana. Mas a emissora do bispo Macedo vive um momento de dúvida, segundo o colunista Flávio Ricco, do jornal "Diário de S. Paulo".

A Record ainda não decidiu se contrata Xuxa ou Adriane Galisteu para seu quadro de apresentadores. Caso assinasse com o canal, Galisteu iria para o "Programa da Tarde" dividir o comando da atração com Ticiane Pinheiro e Britto Jr.

Ainda de acordo com o colunista, a Record garantiu que vai anunciar uma grande novidade em sua programação em um evento com a imprensa marcado para o dia 5 de fevereiro. Só falta a emissora decidir qual será essa novidade. A contratação de Galisteu conta com o apoio do departamento comercial do canal porque, segundo seus integrantes, "ela vende muito". Já a ida de Xuxa é incentivada pelo vice-presidente Marcelo Silva, que há quase um ano vem coversando com ela.

FONTE:http://www.regiaonoroeste.com/

Novo remédio para tratamento contra o HIV será disponibilizado no Pará



O novo remédio para tratamento contra o HIV começará a ser disponibilizado no Pará a partir de fevereiro. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), o Ministério da Saúde repassou mais de 153 mil comprimidos do medicamento que é um combinado de três substâncias. A expectativa é atender quase mil pacientes que realizam tratamento contra o vírus, principalmente na a Região Metropolitana de Belém.
O remédio é composto por uma dose tripla de Tenofovir (300 mg), Lamivudina (300 mg) e Efavirenz (600 mg), fortes componentes que agem para denfender o sistema imunológico do paciente. Com isso espera-se facilitar o dia a dia dos pacientes.
“Os medicamentos para controlar a proliferação do vírus têm muitos efeitos colaterais. Os pacientes precisavam tomar três pela manhã e três à tarde, e muitos acabam não querendo tomar. Agora os três estão em um comprimido, o que significa que vão precisar tomar um pela manhã e um à tarde”, explicou o farmacêutico bioquímico da Coordenação Estadual de DST/Aids da Sespa, José Augusto Oliveira.
Registro
A coordenadora Estadual de DST/Aids da Sespa, Deborah Crespo, diz que o registro de casos de Aids mudou, de acordo com novas normas do Ministério da Saúde. Antigamente, a secretaria registrava apenas os pacientes já com a doença e não quem tinha o vírus.
"O paciente com Aids já teve muitas células infectadas pelo vírus. Se o diagnóstico do vírus for feito precocemente essas células não são muito afetadas, e o paciente será apenas portador da cepa viral. A ampliação com esse novo remédio vai agora atender também os pacientes portadores do vírus”, informou a coordenadora.
O tratamento é contínuo e os portadores do vírus HIV/Aids precisam tomar os medicamentos para sempre. “Enquanto a ciência não descobrir a cura para o vírus, os pacientes precisam tomar o medicamento sem interrupções. Acontece que, com muitos remédios e muito tempo de tratamento, o ser humano relaxa e esquece de tomar. O próprio indivíduo boicota o tratamento, e isso atrapalha  tudo. Diminuindo a quantidade de remédio, é mais difícil de o paciente esquecer”, frisou a coordenadora.
O Brasil é o primeiro País a combinar esses medicamentos. “O remédio 3 em 1 foi criado aqui, mas a combinação de remédios é uma tendência mundial da indústria farmacêutica. Agora, com essa facilidade, vamos ampliar o tratamento, inclusive no interior do Estado”, ressaltou a coordenadora.
FONTE:  G1.PARÁ 27 DE JANEIRO DE 2015 HORA 16:58

'Não confio nos EUA', diz Fidel Castro



O líder cubano Fidel Castro, de 88 anos, disse nesta segunda-feira (26) que não confia nos EUA e que não conversou com Washington, rompendo, assim, o silêncio de mais de um mês sobre a histórica aproximação anunciada por seu irmão e sucessor Raúl Castro e pelo presidente Barack Obama em 17 de dezembro do ano passado.

A manifestação veio por meio de uma carta assinada por Fidel dirigida à Federação Estudantil Universitária e lida por líderes do movimento nesta segunda na TV estatal cubana. A última aparição pública de Fidel foi em 8 de janeiro de 2014, quando assistiu à inauguração de uma galeria do artista cubano Alexis Leyva 'Kcho'.
"Não confio na política dos Estados Unidos, nem troquei uma palavra com eles, sem que isso signifique, nem muito menos, uma rejeição a uma solução pacífica dos conflitos", disse Fidel, afastado do poder desde 2006. No entanto, ele não criticou o acordo anunciado por Raúl e Obama, quando os dois países normalizaram suas relações, um fato que foi visto com bons olhos pela comunidade internacional. "O presidente de Cuba tomou as medidas apropriadas de acordo com as suas prerrogativas e poderes conferidos pela Assembleia Nacional e do Partido Comunista de Cuba", escreveu Fidel Castro.
fidel (Foto: Reuters)
 "Defenderemos sempre a cooperação e amizade com todos os povos do mundo, entre eles nossos adversários políticos. Isto é o que nós estamos pedindo para todo mundo", disse Fidel Castro, que tinha sido o grande ausente na reaproximação histórica entre países, depois de meio século de inimizade.
No longo texto, Fidel fala dos mais diversos tópicos, indo da Grécia Antiga à incursão militar cubana na África, nas décadas de 1970 e 1980, e encerra com seus comentários sobre a reaproximação com os Estados Unidos. O silêncio de Fidel voltou a alimentar rumores sobre sua saúde e sobre sua morte no início do mês, até que o ex-jogador de futebol argentino Diego Maradona, seu amigo pessoal e que estava de visita em Havana, anunciou há duas semanas ter recebido uma carta do líder cubano.

A Casa Branca e o governo de Cuba ainda não se posicionaram sobre a declaração do líder cubano.
17/12 - Combinação de fotos mostra os presidentes Barak Obama e Raul Castro durante o anúncio da retomada das relações diplomáticas entre EUA e Cuba (Foto: Doug Mills/Pool/Reuters, Reprodução/Reuters)Combinação de fotos mostra os presidentes Barak Obama e Raul Castro durante o anúncio da retomada das relações diplomáticas entre EUA e Cuba (Foto: Doug Mills/Pool/Reuters, Reprodução/Reuters)
Acordo diplomático
A retomada das relações diplomáticas foi anunciada por Barack Obama e Raul Castro, porém o embargo comercial ao país caribenho foi mantido. Em seu discurso no Congresso, Obama pediu rapidez aos parlamentares para a aprovação do fim do embargo a Cuba. Na prática, até agora, o acordo possibilitou a libertação de presos políticos que estavam sob poder de ambos os países.

Na última semana, representantes dos Estados Unidos foram até Havana e iniciaram as negociações abordando temas de cooperação bilateral no narcotráfico e no combate ao terrorismo. Quando o acordo foi anunciado, os Estados Unidos informaram que as seguintes medidas seriam tomadas:
- restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países;
- facilitar viagens de americanos a Cuba;
- autorização de vendas e exportações de bens e serviços dos EUA para Cuba;
- autorização para norte-americanos importarem bens de até US$ 400 de Cuba;
- início de novos esforços para melhorar o acesso de Cuba a telecomunicação e internet.

As medidas incluem ainda ações práticas como o restabelecimento de uma embaixada americana em Havana e a revisão da designação dada pelos EUA a Cuba de Estado que patrocina o terrorismo.
Embargo
Os dois países não se relacionavam desde 1962 - mantendo apenas contatos de interesse de nível menor desde 1977. O embargo que os EUA mantêm contra Cuba impede a maioria das trocas comerciais. Através de duas leis, uma de 1992 e outra de 1996, Washington proíbe envio de alimentos ao país caribenho (exceto em casos de ajuda humanitária) e torna passível de punição judicial empresas nacionais e estrangeiras que tenham relações financeiras com a ilha.

Há também uma exigência de uma licença de viagens para a ilha, embora o governo Obama tenha suavizado as restrições para programas acadêmicos, religiosos ou culturais a partir de 2009.
Desde então, uma média de 350 mil cubanos-americanos viajam a Havana a cada ano, segundo estimativas do setor turístico, enquanto 100 mil norte-americanos vão anualmente à ilha em grupos organizados com permissões especiais.
Outra proibição revista em 2009 foi o limite de envio de remessas de dinheiro a partir dos EUA para o país caribenho, o que permitiu uma injeção de dinheiro na ilha. Antes, os cubanos nos Estados Unidos podiam viajar a Cuba apenas uma vez por ano e mandar apenas US$ 1.200 por pessoa, em dinheiro, para parentes necessitados.
Segundo Havana, até 2010 as perdas pelo embargo já superavam os US$ 104 bilhões, mais que o triplo do Produto Interno Bruto (PIB) da ilha, e tem impacto em setores sensíveis como saúde, alimentação e educação.

O embargo econômico norte-americano a Cuba existe de forma ampla desde 1962. As primeiras medidas começaram antes mesmo, em 1960 - um ano após Fidel castro tomar o poder e um ano depois do nascimento de Barack Obama, segundo apontou a revista 'The Economist'.
O embargo é renovado anualmente por uma legislação que data de 1917 chamada Lei de Comércio com o Inimigo. Ela deu origem, em 1963, ao embargo contra a ilha comunista, conhecido oficialmente como "Regulação de Controle dos Bens Cubanos".
Os obstáculos ao comércio e às relações econômicas entre os dois países foram adotados pelos EUA após a adesão de Cuba ao comunismo.
FONTE}:G1 27 DE JANEIRO DE 2015 HORA 16:53

Um ataque de hacker deixou várias redes sociais fora do ar nesta terça-feira


Facebook e Instagram ficam
fora do ar durante uma hora

Sites saíram do ar por volta das 3h da manhã, horário de Brasília, e só voltaram a funcionar uma hora depois.

Um ataque de hacker deixou várias redes sociais fora do ar nesta terça-feira (27). Entre elas, o Facebook e o Instagram. Os sites saíram do ar por volta das 3h da manhã, horário de Brasília, e só voltaram a funcionar uma hora depois. O grupo de hackers denominado Lizard Squad, em inglês, assumiu a autoria do ataque. E postou uma mensagem dizendo que vem mais por aí. Esse grupo está associado a outros ataques recentes.
Nota da redação: O Facebook negou que os problemas que algumas pessoas tiveram para acessar a página da rede social e o Instagram tenham sido obra de um ataque de hackers. Em nota, o Facebook afirma que foi feita uma mudança que afetou os sistemas de configuração, mas que eles agiram rapidamente e os serviços já estão de volta para todos.
FONTE: G1

27 DE JANEIRO DE 2015 HORA 16:45

Juro do cheque especial supera 200% ao ano


Juro do cheque especial supera 200% ao ano, o maior em quase 16 anos

Informação foi divulgada nesta terça-feira pelo Banco Central.
Em 2014, a taxa média do cheque especial subiu 52,5 pontos.

TAXA MÉDIA DE JUROS
Em % ao ano
200,610225,922,382,312,2Cheque especialCrédito pessoalCrédito consignadoCompra de veículoCompra de outros bensFinanciamento de imóvel050100150200250
Fonte: BC
Os juros do cheque especial subiram novamente em dezembro do ano passado e atingiram a marca de 200,6% ao ano, segundo números divulgados nesta terça-feira (27) pelo Banco Central. Com isso, a taxa atingiu o maior patamar desde fevereiro de 1999 – quando ficou em 204,3% ao ano – ou seja, em quase 16 anos.
Os juros cobrados pelos bancos nesta linha de crédito tiveram forte aumento em 2014. No fim de 2013, estavam em 147,9% ao ano. O crescimento, portanto, foi de 52,7 pontos percentuais em todo o ano passado.
Reportagem publicada no mês passado pelo jornal norte-americano “The New York Times” diz que os juros praticados em algumas linhas de crédito no Brasil “fariam um agiota americano sentir vergonha”, citando os dos cartões de crédito em mais de 240% ao ano e de 100% cobrados pelos empréstimos bancários.
Economistas avaliam que o consumidor deve tentar evitar ao máximo o uso do cheque especial por conta das altas taxas cobradas pelas instituições financeiras. Para eles, esta é uma linha de crédito para momentos de necessidade e deve ser utilizada por um período reduzido de tempo. Junto com o cartão de crédito rotativo (quando o cliente não paga toda a fatura), o cheque especial tem as maiores taxas de juros do mercado.
Apesar da alta dos juros bancários nas operações com cheque especial, o Banco Central tem observado que o volume delas não é representativo quando se compara com o estoque total das operações de crédito. De acordo com a instituição, representam menos de 5% de todas as operações em mercado.
Cartão de crédito
Segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), a taxa de juros cobrada pelos cartões de crédito atingiu, em dezembro, a maior taxa desde 1999. Os juros são cobrados quando as pessoas não pagam toda a fatura. De acordo com o levantamento, os juros da modalidade subiram pelo segundo mês seguido, e alcançaram uma média de 258,26% ao ano em dezembro do ano passado. Com uma taxa dessas, uma dívida de R$ 100 no cartão chega, após 12 meses, a R$ 358,26. O BC não calcula a taxa de juros das operações com cartão de crédito.
Consignado, crédito pessoal e veículos
No caso das operações de crédito pessoal para pessoas físicas (sem contar o consignado), de acordo com o Banco Central, a taxa média cobrada pelos bancos somou 102% ao ano em dezembro do ano passado, contra 103,7% ao ano em novembro. No acumulado de 2014, essa taxa avançou 15,9 pontos percentuais, uma vez que estava em 86,1% ao ano no fechamento de 2013.
Ainda segundo a autoridade monetária, a taxa média de juros cobrada pelas instituições financeiras nas operações do crédito consignado (com desconto em folha de pagamento) somou 25,9% ao ano em dezembro, em comparação com 25,7% ao ano em novembro. Essa é uma das linhas de crédito com menor taxa de juros do mercado. Em todo ano passado, a taxa avançou 1,5 ponto percentual, pois estava em 24,4% ao ano em dezembro de 2013. Com isso, subiu abaixo da média de 5,4 pontos de todas as operações de crédito para pessoas físicas em 2014.
Segundo o BC, a taxa média de juros para aquisição de veículos por pessoas físicas, por sua vez, somou 22,3% ao ano em dezembro, contra 22,7% ao ano em novembro do ano passado. Em 2014, a taxa teve alta de 1 ponto percentual, pois somava 21,3% ao ano em dezembro de 2013. Mesmo com juros relativamente baixos, informou a autoridade monetária, o crédito para veículos teve retração de 4,4% em 2014.
FONTE:G1

HORA:16:31 DE 27 DE JANEIRO DE 2015