Translate

terça-feira, fevereiro 03, 2015

Nova vacina contra ebola será testada em 30 mil voluntários na Libéria

Reuters
Cerca de 10 mil voluntários receberão a nova vacina nos testes na Libéria
Autoridades de saúde na Libéria estão começando a testar uma nova vacina contra o vírus ebola em um grupo de 30 mil voluntários.
Isso representa um grande aumento no número de pessoas que receberão a vacina em comparação com testes anteriores, que envolviam cerca de 200 pessoas no Reino Unido, nos Estados Unidos, na Suíça e no Mali.
No entanto, estes primeiros testes constituíram a primeira fase de pesquisa da vacina, que servia para verificar o quão segura ela é para uso em humanos.
Resultados publicados pela empresa farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) em novembro de 2014 sugerem que a vacina tem um "perfil de segurança aceitável".
Entre os efeitos colaterais encontrados estão febre, dor no corpo e mal estar, mas estes sintomas desapareceram após alguns dias.
Nesta segunda fase, os testes terão como objetivo checar a eficácia da vacina contra o ebola.

Voluntários

Esta vacina usa um tipo de vírus de gripe encontrado em chimpanzés como portador do material genético de duas variedades do ebola, entre elas a responsável pela epidemia na África Ocidental.
Nos testes feitos na Libéria, os voluntários serão divididos em três grupos. Um deles será composto por 10 mil voluntários e receberá a nova vacina.
Outro grupo receberá placebo, e um terceiro receberá uma vacina-controle para ajudar a medir a eficácia da nova vacina.
Os cientistas verificarão como o sistema imunológico dos pacientes reage à droga para avaliar se ela realmente os protege contra o ebola.
Reuters
Nova vacina usa material genético de duas variedades do vírus
A ampliação da vacinação e testes para outros países afetados pelo surto, como Serra Leoa e Guiné, dependerá dos resultados obtidos na Libéria e da aprovação por autoridades em saúde destes países e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Postado dia 03 de Fevereiro de 2015
FONTE:BBC

Conta de luz vai subir até 26% para cobrir rombo de R$ 23 bi

Um novo aumento na conta de luz vai elevar em até 26% a tarifa de energia para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste a partir de março. A decisão é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e tem aval da presidente Dilma Rousseff.

O motivo é o aumento de 6% na tarifa de Itaipu e pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), criada para cobrir um déficit gerado pelo uso intenso das usinas termoelétricas.

Inicialmente, o governo de Dilma iria cobrir o furo com dinheiro do Tesouro Nacional, mas o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, afirmou que isso não deve mais acontecer e todos os gastos deverão ser bancados pelos consumidores via conta de luz.

“Não haverá pressão sobre o Tesouro porque estaremos tomando medidas estruturantes na CDE”, disse o ministro após uma reunião com a presidente no dia 12 de Janeiro.

No mesmo dia, Braga disse que recebeu “sinal verde” para negociar o novo empréstimo bancário, o terceiro, para ajudar as distribuidoras na compra de energia. Por conta do reajuste na conta de luz, cerca de R$ 23,21 bilhões devem ser arrecadados.

Somente as distribuidoras do Norte e Nordeste terão aumentos menores, já que os consumidores dessas regiões não recebem a energia de Itaipu e o impacto da CDE na região será de apenas 3,89%.

Postado dia 03 de Fevereiro de 2015 ás 22:33