Translate

quarta-feira, março 04, 2015

AGORA É LEI: Santuário Mãe das Dores é reconhecido como Patrimônio Histórico

Publicado aqui dia 04 de Março de 2015 ás 19:15




A paróquia de Aracoiaba recebeu uma grande notícia neste início de ano. A lei municipal 1153/15 de 11 de fevereiro de 2015, define como patrimônio histórico religioso do município de Aracoiaba, o SANTUÁRIO MÃE DAS DORES, localizado no bairro Arraial Santa Isabel.


Com uma história de mais de 120 anos, o Santuário Mãe das Dores é um espaço religioso que tem recebido especial atenção da Paróquia de Aracoiaba. Situado a apenas 2km do centro da cidade, o Santuário abriga duas capelas: a chamada "Capela do Alto Santo", construída em 1925 por Cirilino Pimenta, como pagamento de uma promessa à Virgem das Dores; e a "Capelinha da Aparições", construída aos pés das antigas pitombeiras, sobre as ruínas da primitiva capela de taipa erguida pelos moradores da então "Muamba", atendendo ao pedido da Virgem Maria, que, segundo os relatos, apareceu a três crianças que por ali buscavam lenha em 1887. Entre as duas capelas há um espaço ao ar livre onde são celebradas as missas no primeiro sábado de cada mês. Além de ser um espaço religioso, o Santuário também abriga um projeto social mantido pela Igreja com aulas de música e futebol para crianças e adolescentes.


O reconhecimento desse lugar como patrimônio histórico e religioso vem confirmar nosso esforço para preservar e divulgar a história do Alto Santo. Agradecemos à Câmara Municipal que aprovou a lei, e ao prefeito Antonio Cláudio que a sancionou. Aos que ainda não conhecem a história extraordinária das Aparições no Alto Santo, fica o convite para que venham nos visitar. No Santuário temos missa toda sexta feira às três horas da tarde e nos primeiros sábados de cada mês às 19h.
Abaixo, a íntegra da lei:


LEI Nº 1153/15, DE 11 DE FEVEREIRO DE 2015.


DEFINE COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO RELIGIOSO, O SANTUÁRIO LOCALIZADO NO BAIRRO DO ARRAIAL SANTA ISABEL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE ARACOIABA APROVOU E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:


Art. 1º - Fica definido como patrimônio histórico religioso do Município de Aracoiaba, o "SANTUÁRIO MÃE DAS DORES", localizado no bairro do Arraial Santa Isabel.


Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


PAÇO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACOIBA, aos 11 de fevereiro de 2015.


Antonio Cláudio Pinheiro
Prefeito de Aracoiaba

Matérias do dia 04 de Março de 2015 : COMPARTILHE



Matérias do dia 04 de Março de 2015



Noticias mais faladas do dia é aqui:


CLIQUE E ACESSE:

10 Testes Pessoal online

Publicado aqui dia 04 de Março de 2015 ás 18:09
Fonte:http://lista10.org

Alguns testes legais para você entender mais sobre você mesmo. Alguns testes são baseados em pesquisas científicas e outros que não seguem uma lógica padrão mas não deixam de ser curiosos e instigantes. Faça os testes à seguir:



Clique e faça o Teste:

1. Teste das Portas
Um simples teste que está rolando na internet onde você escolhe uma porta de acordo com seu gosto e o que ela tem a ver com sua personalidade.
[Fazer o teste]

2. Personalidade Profissional
Como funciona sua mente para o trabalho? Quais as áreas profissionais que mais tem a ver com você?
[Fazer o teste]

3. Idade Mental
Já teve a sensação de que você é um jovem preso no corpo de um velho ou um velho preso no corpo de um jovem? Este teste irá revelar qual a idade do seu cérebro.
[Fazer o teste]

4. Teste de QI 2014
Responda as 20 perguntas e descubra de quanto é o seu Quociente de inteligência.
[Fazer o teste]

5. Grau de vício em internet
Você não consegue largar o computador para ir dormir? Tenta diminuir o tempo que passa online, mas não consegue? Talvez você esteja viciado na web. Responda às perguntas e descubra se o seu grau de dependência da internet é perigoso ou não.
[Fazer o teste]

6. Como você escolhe um candidato a política
Segundo o cientista político Barry Ames, da Universidade de Pittsburgh, nosso sistema político dá espaço para pouquíssimos tipos de candidatos. Por isso, a maior parte dos políticos é meio parecida mesmo. E, em época de eleição, não falta gente que queira ser o seu representante e te prometa céus e terras em troca do voto. Mas e depois da eleição? Você acompanha o que o seu político faz, ou só vai pensar de novo nisso quatro anos depois? Descubra que tipo de político representa você (mesmo contra a sua vontade).
[Fazer o teste]

7. Teste de Ansiedade
Noites mal dormidas, mal estar físico, frio na barriga… Qual é o seu grau de ansiedade? Descubra respondendo as perguntas.
[Fazer o teste]

8. Relógio Biológico
Você acorda com o pique total ou se arrasta para fora da cama? À noite, está com a corda toda ou quase dorme na frente da televisão? Apesar de todos possuírem um relógio biológico, nem todos os relógios biológicos são iguais. Existem pessoas que “funcionam melhor” pela manhã, as “matutinas”, e as que são exatamente o oposto, as “vespertinas”. Conhecer e respeitar o relógio biológico reflete no bem-estar. Faça o teste a seguir para saber se você é uma pessoa matutina ou vespertina.
[Fazer o teste]

9. Que tipo de ex você é?
Perfeito(a), stalker, barraqueiro(a) ou eterna vítima? Faça o teste e descubra como você lida com seu ex-companheiro(a).
[Fazer o teste]

10. Você é sustentável?
Entenda seu padrão de comportamento e descubra se você ajuda a preservar ou a destruir o meio ambiente.
[Fazer o teste]

Brasil está na lista dos países com os piores sistemas de saúde pública do mundo

Publicado aqui dia 04 de Março de 2015 ás 18:04
Fonte:Rondonia direta

Brasil é o último da lista; 28 estão vulneráveis a uma epidemia semelhante ao do ebola.

Relatório divulgado nesta terça, 3 de março, pela ONG Save the Children aponta os 72 países que possuem os piores sistemas de saúde pública do mundo.

O título de “menos pior” é do Brasil, na 72ª colocação. O topo da lista é ocupado pela Somália. A Índia está em 55º lugar e a China em 12º.

Afetadas pela epidemia de ebola, que ceifou 9.365 vidas, a Libéria está em 44º lugar, a Serra Leoa em 46º e Guiné em 65º.

A ONG estima que o custo da operação para conter o ebola na África chega a US$ 4,3 bilhões. Uma melhora preventiva nos sistemas de saúde teria custado US$ 1,58 bilhão.

MELHORES

O relatório também inclui uma lista dos dez países com os melhores atendimentos médicos. A Austrália está em primeiro lugar, seguida, na ordem, por Canadá, Alemanha, Itália, Japão, Noruega, Espanha, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos.



As informações são do portalvox.com.

Estamos ficando mais inteligentes?

Publicado aqui dia 04 de Março de 2015 ás 18:00
Fonte:BBC 


Testes de QI apontam índices maiores agora em comparação com os do passado

Os índices de QI (quociente de inteligência) estão aumentando em muitos lugares do mundo. Mas o que está por trás desse aumento? Isso realmente significa que as gerações atuais estão ficando mais inteligentes do que seus avós?

É até comum ouvir pais comentando que seus filhos são mais espertos do que eles mesmos. Fazendo isso, eles disfarçam uma observação prepotente sobre seus filhos por trás de um comentário autodepreciativo.

Mas um novo estudo, divulgado pela publicação científica Intelligence, traz novas provas de que, em muitos casos, isso pode realmente ser verdade.

Os pesquisadores – Peera Wongupparaj, Veena Kumari e Robin Morris, da Universidade Kings College, de Londres – não pediram para ninguém fazer o teste de QI, mas analisaram informações de 405 estudos anteriores. Ao todo, foram colhidos dados de testes de QI de mais de 200 mil participantes, feitos nos últimos 64 anos, em 48 países.

Focados em uma parte do teste de QI, o das Matrizes Progressivas de Raven, eles descobriram que, em média, a inteligência dos seres humanos aumentou o equivalente a 20 pontos desde 1950. Considerando que a pontuação média de um teste de QI é 100, esse é um aumento significativo.

Esses "ganhos de inteligência", porém, não foram distribuídos de maneira uniforme. Os índices de QI, em geral, aumentaram de forma mais rápida em países em desenvolvimento, com os maiores saltos acontecendo na China e na Índia.

Já no mundo desenvolvido, o crescimento do QI tem sido mais contido e variável – nos Estados Unidos, por exemplo, houve um aumento contínuo, mas no Reino Unido, houve um declínio.

Leia mais: É possível fazer um "back-up" do cérebro?

Leia mais: Britânicos projetam lagoas artificiais geradoras de energia
Efeito Flynn

A nova pesquisa é uma confirmação real de uma tendência que os cientistas identificaram há algum tempo.

Em 1982, James Flynn, um filósofo e psicólogo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, analisou os manuais americanos para testes de QI e percebeu que esses testes eram revisados a cada 25 anos ou mais – assim, os organizadores conseguiram observar um cenário que colocasse lado a lado os testes antigos e os novos.

"Eu percebi que, ao fazer o teste antigo, eles conseguiram uma pontuação maior do que a obtida ao fazer o teste novo", explicou Flynn.

Em outras palavras, os testes estavam ficando mais difíceis. Isso ficou conhecido como "Efeito Flynn", embora Flynn faça questão de reiterar que ele não foi o primeiro a perceber esse "padrão" e não foi o responsável por dar esse nome à descoberta.

Mas se os testes estão ficando mais difíceis, e a média de pontuação ainda permaneceu estável em 100, as pessoas provavelmente começaram a apresentar um desempenho melhor. Parece que elas realmente estão ficando mais inteligentes.


Adultos têm média uma gripe de verdade a cada 5 anos, diz estudo


Publicado dia 04 de Março de 2015 ás 18:00
Fonte:bbc



Segundo especialistas, com o passar dos anos a frequência de infecção por gripe diminui

Um novo estudo sugere que adultos só têm uma gripe de verdade a cada cinco anos.

Apesar de muitos ficarem doentes com uma frequência maior do que essa, infecções parecidas à gripe geralmente são as responsáveis por esses episódios, segundo a equipe internacional de cientistas.

Em um estudo feito na China, os cientistas examinaram amostras de sangue de 151 voluntários com idades entre 7 e 81 anos para analisar a frequência da ocorrência de gripe.

A pesquisa, publicada na revista especializada PLoS Biology, analisou as nove principais variedades de gripe conhecidas e em circulação no mundo entre os anos de 1968 e 2009.

Todas estas variedades eram do vírus da influenza A (H3N2).

Leia mais: Mitos e verdades sobre o resfriado

De acordo com os pesquisadores, esta é a primeira vez que são reunidos dados relativos a um período de vida tão longo. Esses dados devem ajudar os especialistas a entender melhor quem corre mais risco de pegar gripe e qual a frequência, além de ajudar na compreensão de como a doença se espalha em comunidades.
No sangue

Os pesquisadores, do Imperial College de Londres e de institutos nos Estados Unidos e China, procuraram anticorpos no sangue dos voluntários para tentar descobrir se eles realmente tinham sido infectados com os vírus da gripe e com qual frequência.

Eles descobriram que, enquanto as crianças pegaram gripe a cada dois anos aproximadamente, as infecções ficavam menos frequentes com o passar dos anos.

A partir dos 30 anos, as infecções por gripe tendem a ocorrer a uma taxa estável de cerca de duas vezes por década entre os voluntários pesquisados.

Steven Riley, um dos autores do estudo, do Centro de Pesquisa Médica para Análise de Epidemias, do Imperial College, a frequência exata dessas infecções está sujeita a variantes como os níveis de vacinação contra a doença.

Riley afirmou que a gripe estudada incluía variedades que se espalharam rapidamente pelo mundo, incluindo Europa e Estados Unidos.

"Para adultos, descobrimos que a infecção por influenza é, na verdade, menos comum do que alguns pensam. Na infância e adolescência, é mais comum, possivelmente pelo fato de crianças terem mais contato com outras pessoas", acrescentou.

Leia mais: Cinco alimentos que fortalecem o sistema imunológico

Para Ron Eccles, do Centro de Resfriado Comum da Universidade de Cardiff, na Grã-Bretanha, afirmou que o estudo é "interessante".

"Existe muita confusão entre resfriados e gripe", acrescentou.

Eccles também alertou para o fato de que muitas infecções são silenciosas e são detectadas apenas se o sangue do paciente for analisado.
Resfriado ou gripe?


Vírus de resfriado gripe se espalha através de gotículas espelidas em espirros e tosse

Resfriados e gripes são causados por vírus, mas pode ser difícil diferenciar as duas doenças levando em conta apenas os sintomas.

As duas doenças podem causar febre e dor de garganta, além de tosse e espirros. Aliás, ambas são transmitidas de pessoa para pessoa através de espirros e tosse.

O que uma pessoa considera gripe, outra pode chamar de um resfriado forte, por exemplo.

No caso do resfriado comum, os sintomas chegam de forma gradual e, geralmente, são mais suaves e afetam principalmente o nariz e a garganta.

Leia mais: Cientistas 'perto' de vacina universal contra gripe

A gripe é mais grave e normalmente faz com que a pessoa queira ficar na cama. Os sintomas incluem dores, nariz entupido ou escorrendo.

A gripe é desagradável, mas não é uma ameaça para a maioria dos adultos saudáveis. No entanto, pode trazer consequências graves para idosos e pessoas com outros problemas crônicos de saúde, como asma.

Por isso os médicos recomendam que os grupos da população que correm mais riscos se vacinem contra a gripe todos os anos.

O problema é que o vírus da gripe está em constante mutação, o que torna mais difícil a previsão de qual variedade deva ser usada na vacina.

Cid Gomes diz que Câmara, sob comando de Cunha, será problema para o país



O ministro da Educação, Cid Gomes, disse que a Câmara dos Deputados, sob o comando do peemedebista Eduardo Cunha, “será um problema grave para o Brasil”.

“Tem lá uns 400 deputados, 300 deputados que quanto pior melhor para eles. Eles querem é que o governo esteja frágil porque é a forma de eles achacarem mais, tomarem mais, tirarem mais dele, aprovarem as emendas impositivas”, disse o ministro, em visita à Universidade Federal do Pará, na sexta-feira (27).

Indagado se Eduardo Cunha se elegeu com o aval do governo, ele respondeu: “Não foi não, querido, não foi não. Tudo o que a força política mais realmente comprometida, mais identificada com esse esforço que ampliou a oferta de ensino superior no Brasil e que tem compromissos sociais, que reduziu a miséria ou extinguiu a miséria, todas essas pessoas estiveram contra a eleição de quem foi eleito lá”, disse.

Cid Gomes se reuniu com professores e reitores de universidades federais paraenses e com servidores e alunos que o recepcionaram com um protesto contra o corte de verbas destinadas às instituições federais de ensino.

As informações são do site Brazil 247
Publicado aqui dia 04 de Março de 2015 ás 18:00

Preço da Cesta Básica sobe R$ 34 no período de 12 meses

Publicado aqui dia 04 de Março de 2015 ás 18:00

Em um ano, o valor da Cesta Básica (relação dos 13 itens de necessidade básica) aumentou R$ 34,34 em Campo Grande, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (4) pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Enquanto que em fevereiro de 2014 a Cesta Básica individual custava R$ 292,09, mês passado o Dieese registrou preço médio de R$ 326,43 na Capital sul-mato-grossense. O valor, porém, é 0,96% menor do que o registrado em janeiro deste ano, quando o preço era de R$ 329,58.

Dos itens que compõem a cesta básica, sete tiveram aumento de janeiro para fevereiro: tomate (10,89%), feijão (8,02%), óleo de soja (3,77%), carne bovina (1,70%), leite (0,38%), pão francês (0,25%) e manteiga (0,18%).

Já seis produtos ficaram mais baratos: batata (-25,93%), banana (-14,84%), açúcar

(-2,44%), farinha de trigo (-2,42%), arroz (-0,90%) e café (-0,37%).