Translate

segunda-feira, maio 18, 2015

Trânsito de alto custo

PUBLICADO AQUI DIA 18 DE MAIO DE 2015 ÁS 10:18
FONTE:DN

Um dos fatores corrosivos dos recursos do Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza, é o elevado número de acidentados em motocicletas, na via pública, correspondendo a 70% de seus pacientes. Os sinistros com moto, geralmente, alcançam os jovens em plena capacidade de trabalho, produzindo baixas lamentáveis ou sequelas permanentes.

Em decorrência do trânsito confuso e da infração às normas da conduta dos guiadores, os motoqueiros causam acidentes nefastos com consequências para si próprios e aos outros. Quando não morrem, eles levam entre três e seis meses em recuperação das lesões, consumindo a maior parte de orçamento daquele hospital de emergência.

O Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela) elaborou Mapa da Violência, avaliando a mortalidade juvenil no País nos últimos 20 anos. Para tanto, identificou o transporte como o vilão das baixas registradas. No período compreendido entre 2000 e 2011, o aumento das mortes provocadas pelos sinistros chegou a 47,5%. Essa tendência continua crescendo até hoje.

Dor de garganta: mitos e verdades

PUBLICADO AQUI DIA 18 DE MAIO DE 2015 ÁS 10:15
FONTE:DN

É comum associarmos a dor de garganta com um sinal de resfriado ou gripe, no entanto, nem sempre estes são os motivos de seu surgimento. Com a queda ou mudanças bruscas detemperatura é comum o surgimento de um desconforto nessa região. Aparece a rouquidão,dificuldade para comer e falar, ou seja, consequências que podem ter diversas causas e tratamentos. É claro que isso ocasiona uma série de dúvidas sobre o assunto, por isso, a gerente médica da unidade MIP Aché, Dra. Talita Poli Biason, esclarece o que é mito e o que é verdade sobre a popular dor de garganta. Veja abaixo:

Sorvete e bebidas geladas ajudam a diminuir a dor.

MITO. Na verdade, o que ocorre é o inverso. Eles causam dor devido à rápida alteração de temperatura. Além disso, quando a garganta está infeccionada ou inflamada, os vasos sanguíneos da região sofrem uma vasodilatação, o que auxilia o organismo a combater o problema. Sendo assim, ao tomar o sorvete ou beber algo muito gelado, a temperatura da região diminui, dificultando este processo.

Fumar pode causar dor de garganta.

VERDADE. O hábito de fumar pode causar uma irritação crônica. A pessoa pode sentir a garganta raspando, com uma sensação de algo parado, incomodando. Fumar é extremamente irritante não só para a garganta, mas também para as vias aéreas superiores e inferiores também. Se o fumante estiver com dor de garganta e continuar fumando, vai aumentar o tempo de sintomas, já que estará tomando um medicamento para melhorar a inflamação ao mesmo tempo em que faz uso de substâncias que causam irritação.

Sair de um ambiente quente para outro frio sem se agasalhar pode gerar dor.

MITO. Mas se ficar exposto ao frio a possibilidade de contrair gripes e inflamações na garganta aumenta e, a partir disso, o indivíduo poderá vir a sentir dores.

As causas das dores de garganta são variadas.

VERDADE. As causas da dor de garganta são diversas e podem ser divididas, de maneira simplificada, em agudas e crônicas. As dores agudas geralmente são causadas por amigdalites virais e bacterianas, faringites, laringites, entre outras. Já as crônicas normalmente têm origem alérgica, infecciosa (proveniente do nariz), medicamentosa, causadas por doença do refluxo gastresofágico, além do álcool, tabaco, abuso ou esforço vocal, entre outras.

O tratamento da dor de garganta é único.

MITO.O tratamento para dor de garganta depende da causa. Se for de origem viral, como a gripe, é importante não usar antibióticos para tratá-las, pois eles eliminam apenas as bactérias e não o vírus. Nesses casos, é recomendado o uso de medicamentos analgésicos e anti-infecciosos, como por exemplo, partilhas Flogoral, que possuem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e anestésicas. Já quando a inflamação é causada por bactérias deve-se consultar um médico, que pode vir a prescrever antibióticos.

A dor de garganta não pode ser prevenida.

VERDADE. Não há como prevenir uma dor de garganta, mas alguns cuidados ajudam a reduzir os riscos. São eles: lavar as mãos com frequência, especialmente quando você tiver contato com pessoas doentes ou em grandes aglomerações; manter distância de agentes irritantes, como poluição, que causam a dor de garganta; não forçar a voz; não fumar ou utilizar outros produtos de tabaco e evitar a exposição ao fumo passivo; evitar o contato com pessoas que têm infecções na garganta; ter cuidado com a troca de temperatura ambiente e beber muita água para evitar a desidratação.

Os sintomas são os mesmos nos casos de amigdalite e faringite, tanto viral, quanto bacteriana.

MITO. Faringite é o nome dado à inflamação da faringe; amigdalite é a inflamação das amígdalas. A faringite viral é o tipo mais comum de faringite, sendo causada pela infecção de vírus no local. Os sintomas mais comuns são dor de garganta e musculares, febre, mal estar, dificuldade de engolir e presença de ínguas. Já a faringite bacteriana é causada pela infecção de bactérias e apresentam sintomas como náuseas, vômitos, dor de barriga, perda de apetite, garganta vermelha com presença de pus, entre outros. No caso da amigdalite, quando ela é bacteriana, há presença de dor de garganta, febre alta, cansaço e aparecimento de placas brancas nas amígdalas. Quando a infecção é viral, a febre não é tão alta, não ocorrem placas na garganta, apenas fenômenos irritativos e dolorosos nas amígdalas.

Hospitais de Fortaleza têm 350 pacientes atendidos nos corredores

Publicado aqui dia 18 de Maio de 2015 ás 10:14
Fonte:DN



O IJF tem 73 pessoas atendidas nos corredores, segundo o Sindicato dos Médicos. O número de pacientes nos corredores dos hospitais de Fortaleza segue preocupando. Segundo dados do Sindicato dos Médicos do Ceará, um total de 350 pessoas estavam "internadas" em corredores das unidades de urgência no último domingo (17).

> Leitos públicos estaduais aumentam 52% em 6 anos

> Prefeitura prevê deslocar recursos de outras áreas

O Instituto Dr. José Frota (IJF) é o hospital com mais pacientes nesta situação. Na unidade médica estão, segundo dados do sindicato, 73 pessoas nos corredores.

O IJF também passou a divulgar diariamente o número de pacientes atendidos nos corredores. De acordo com dados do Kambam, ferramenta criada pelo hospital para realizar a contagem, 38 pessoas estariam aguardando o atendimento médico.

O Hospital de Messejana (HM) tem 71 pacientes. Já nas nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) espalhadas pela Capital, 85 pessoas estariam nos corredores.

Os dados são do "Corredômetro", campanha realizada pelo Sindicato dos Médicos e Associação Médica Cearense (AMC) desde o dia 21 de abril, que objetiva divulgar, diariamente, o número de pacientes ‘internados’ em corredores de hospitais de emergência de Fortaleza.