Translate

sábado, agosto 15, 2015

Aracoiaba homenageia seus ilustres educadores

Publicado aqui dia 15 de Agosto de 2015 ás 14:49
Link da matéria: TV MACIÇO




Governadora em Aracoiaba no quarto dia de comemorações.


No quarto dia de comemoração do Município de Aracoiaba, na manhã de quinta (13), o Prefeito Antônio Claudio recebeu a Governadora em exercício do Estado, Izolda Cela, onde participou do Lançamento da Galeria Pilares da Educação de Aracoiaba. Na oportunidade foram homenageadas personalidades que contribuíram para o crescimento da educação no Município de Aracoiaba. Dentre eles : Dr. Salomão M. Brasil, Pe. Rubens, Ana Nascimento, Maria dos Santos, Dr. Elson Paiva e a própria governadora Izolda Cela.



Segundo o Secretário de Educação Emílio Freitas, os homenageados terão suas telas pintadas a óleo e suas respectivas biografias expostas no Auditório Central da Secretaria Municipal de Educação. Para Antônio Claudio, esta homenagem visa inspirar os educadores atuais da rede municipal de ensino, a buscarem também deixar seu legado na construção de uma educação de qualidade.


Texto: Claudio Ramos
Fotos: Aristony Moura/Alex Menezes
Designer: Neto Magalhães

Portaria do MEC determina novas regras para repasses do Pronatec

Publicado aqui dia 15 de Agosto de 2015 ás 14:31
Fonte: JORNAL BRASIL

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União novas regras para a oferta de cursos pela Bolsa-Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e (Pronatec). A partir do primeiro semestre de 2016, apenas as unidades de ensino nas quais pelo menos 85% dos estudantes se formarem receberão o repasse integral da carga horária dos cursos e será permitida a oferta de cursos de formação inicial e continuada na modalidade de ensino a distância.

De acordo com a portaria, o chamado Índice Institucional de Conclusão (IC), que é a relação entre concluintes dos cursos e o total de matriculados nas turmas, começará a ser calculado considerando as turmas concluídas a partir do dia 1º de janeiro.

As instituições que não alcançarem o índice de pelo menos 85% terão que compensar a evasão nos cursos por meio de devolução de recursos, ou repondo o montante devido no processo seguinte em forma de vagas ou de horas-aula.

Também será implementada a dupla confirmação de assiduidade: tanto aluno quanto instituição, deverão confirmar a presença em cada aula. Segundo o MEC, as novas regras tornam mais rigorosos os critérios de repasses para o programa.

A portaria define ainda que a Bolsa-Formação poderá financiar cursos a distância. Uma nova portaria deverá trazer orientações complementares para esta modalidade.

A Bolsa-Formação do Pronatec é responsável pelo financiamento de cursos técnicos e de formação inicial e continuada nas redes públicas de educação profissional e tecnológica, serviços nacionais de aprendizagem (sistema S) e instituições particulares devidamente habilitadas pelo MEC. Segundo a pasta, para o ano de 2015 foram homologadas 288.237 vagas.

No total, em todas as modalidades do Pronatec, este ano, o MEC diz que serão ofertadas 1,3 milhão de matrículas. Entre os anos de 2011 e 2014, foram feitas mais de 8,1 milhões de matrículas em cursos de inicial e continuada e técnicos.O ensino técnico foi foco esta semana do evento WorldSkills 2015, que ocorreu em São Paulo. No evento, hoje, representantes do Brasil, Coreia do Sul, Holanda e Rússia, nas áreas de educação, ciência e tecnologia, assinaram uma carta aberta às nações para incluir o ensino técnico na agenda global de educação. No âmbito do Brasil, a carta foi assinada pelo Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.

A carta relaciona oito objetivos a cumprir: aperfeiçoar a articulação entre governo, setor produtivo, família e mídia para a promoção e valorização da educação profissional; ofertar cursos que integreme prática, com foco no desenvolvimento cognitivo e das competências profissionais em acordo com as demandas dos meios produtivos; desenvolver e fortalecer programas para atender aos adultos e que já passaram por uma qualificação profissional inicial; incentivar e promover a mobilidade estudantil em intercâmbios profissionais e participação em competições de capacidade técnica.

BRASIL TEM MAIS DE 13 MIL FOCOS DE QUEIMADAS

Publicado aqui dia 15 de Agosto de 2015 ás 14:22
Fonte: Ariquemes online

Com o tempo seco em grande parte do país, as queimadas se alastram. Já são mais de 13 mil focos. Só na região do Cerrado, apenas em um dia, na sexta-feira (14), foram mais de 600.
São 40 novos focos de incêndio por dia em Mato Grosso do Sul, onde não chove há quase um mês. Só nas duas primeiras semanas de agosto são mais de 500 queimadas no estado, quase o dobro do mesmo período do ano passado.

Seis hectares de uma área de preservação ambiental foram destruídos em Campo Grande. O Cerrado concentra quase metade dos focos de incêndio do país nos últimos dois dias. Em um grande terreno, os bombeiros precisaram apagar o fogo quatro vezes em 24 horas.

"Devido ao péssimo hábito cultural da população em fazer a limpeza de terreno baldio na área urbana ateando fogo. Muitas vezes quando a nossa guarnição termia o combate não foi feita toda a queima da área que o agente incendiário gostaria e aí ele acaba tornando a colocar fogo novamente na área pra concluir o serviço", conta o tenente Bruno Vilela, do Corpo de Bombeiros.

Essa é uma situação comum durante a estiagem. Toda a área que já foi queimada agora pode voltar a pegar fogo naturalmente por causa da alta temperatura que fica no solo. Com um aparelho, o meteorologista constatou temperaturas acima de 100ºC em várias partes do terreno.
"O teor de água no solo está zero e algumas substâncias liberam gases como metano que são inflamáveis quando em contato com a atmosfera, em situações normais quando a temperatura do solo ultrapassa 100ºC qualquer componente que altere essa temperatura ele vai se transformar em fogo", explica o meteorologista Natálio Abrão Filho.

E a chuva tão esperada em Campo Grande só deve chegar na semana que vem.

Inflação deve atingir pico neste trimestre, diz presidente do BC

Publicado aqui dia 15 de Agosto de 2015 ás 14:19
Fonte:CORREIO24H


A inflação da economia brasileira acumulada em 12 meses deve atingir seu pico neste trimestre (de julho a setembro), afirmou o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, na sexta-feira (14). A inflação oficial do país, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), atingiu 9,56% nos 12 meses encerrados em julho, o maior pico desde novembro de 2003.
Alexandre Tombini prevê que inflação comece a ceder a partir de 2016
(Foto: Ecaristo Sá/ AFP Photo - Arquivo CORREIO)


A previsão de economistas divulgada pelo boletim Focus do BC é de que a inflação feche o ano em 9,32%. De acordo com Tombini, o processo de realinhamento de preços -representado pelo reajuste dos preços administrados e pela alta do dólar - fará com que o índice acumulado em 12 meses permaneça elevado até o fim do ano, para depois iniciar trajetória de queda.

“Esses ajustes de preços fazem com que a inflação se eleve no curto prazo e tenda a permanecer elevada em 2015, demandando determinação e perseverança”, afirmou em seminário organizado pelo BC em São Paulo.

Por causa disso, afirmou, o BC trabalha para que os efeitos decorrentes desses reajustes fiquem restritos a este ano. “Portanto, a manutenção do atual patamar da taxa básica de juros por períodos suficientemente prolongados é necessária para a convergência da inflação para a meta no final de 2016”, disse.

Tombini ressaltou que as expectativas de inflação para o médio e longo prazo apontam para a convergência para o centro da meta de inflação -de 4,5%- no período de 2017 a 2019. Para 2016, as previsões para o aumento de preços também apresentaram queda, mesmo após a alta significativa das previsões de inflação para 2015, disse.

Grupos opositores afirmam que exigirão nas ruas o impeachment de Dilma

Publicado aqui dia 15 de agosto de 2015 ás 14:11
Fonte:terra

O movimento Brasil Livre, um dos grupos organizadores dos protestos convocados para domingo contra o governo de Dilma Rousseff, reafirmou neste sábado que pretende "tomar as ruas do país pelo impeachment" da governante.

"O momento atual é muito peculiar" e "as crises econômica e política fazem com que a possibilidade de chegar ao impeachment de Rousseff comece a tomar corpo", declarou em mensagem divulgada pela internet Fernando Holiday, um dos líderes desse grupo.

Os organizadores dos protestos pretendem repetir o ocorrido em março e abril, quando milhões de pessoas participaram das manifestações contra o governo de Dilma.

O Movimento Brasil Livre, formado por jovens que se definem como "liberais", é um dos grupos mais radicais da oposição alheio a partidos políticos e exige ao impeachment de Dilma desde janeiro, quando a presidente começou o segundo mandato para o qual foi reeleita em outubro de 2014.

Conhecido pelas siglas MBL, esse movimento entregou há dois meses ao Congresso uma solicitação formal para o início desse julgamento apoiada, segundo esse mesmo grupo, por dois milhões de assinaturas, mas fundamentada em razões meramente políticas e não jurídicas, como exige a Constituição para um processo dessa natureza.

No entanto, segundo o MBL, a suspeita de que o governo amparou os escândalos de corrupção na Petrobras e a séria crise econômica em que afeta o país deveria bastar para levar adiante o processo.

Essa mesma linha é seguida pelo movimento Vem pra Rua, que em um vídeo divulgado hoje pediu aos brasileiros que tomem as cidades do país no domingo "pelo impeachment ou a renúncia de Dilma".

Os principais partidos da oposição formal respaldaram a convocação, mas com certa cautela com relação a um possível julgamento político.

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que é liderado pelo ex-candidato presidencial Aécio Neves, derrotado nas urnas no ano passado por Dilma por uma diferença de poucos três pontos, também divulgou vídeos nos quais convoca a sociedade a manifestar sua "indignação" com a corrupção e a "má gestão".

Aécio, que se mostrou cauteloso em relação a um possível julgamento político contra a presidente, disse no entanto que a oposição "irá às ruas com a cabeça erguida e levando como única arma a Constituição do Brasil", que contempla a possibilidade de destituir um líder por delitos de corrupção ou de outra natureza.